quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Anatomia e Fisiologia das Plantas

A histologia vegetal é o estudo dos tecidos vitais e suas funções para os vegetais. Existem dois tipos de tecidos vegetais: os meristemáticos ou embrionários e os tecidos adultos ou permanentes.

Tecidos Meristemáticos

Os Tecidos Meristemáticos: são caracterizados pela constante divisão celular por mitose, proporcionando o desenvolvimento dos tecidos e seu crescimento, por apresentar um núcleo volumoso, citoplasma denso e parede celular constituída apenas pela lamela média. Existem três divisões dos tecidos meristemáticos:

Primários: localizados na região apical de caules e ramos, promove o crescimento em extensão do vegetal (longitudinal);

Secundários: se diferem dos meristemas primários por apresentarem grandes vacúolos no citoplasma, estão localizados no cilindro central dos vegetais e relacionam-se com o crescimento em espessura do vegetal.

Os tecidos adultos originam-se quando as células dos meristemas se diferenciam e se especializam, sendo classificados segundo sua função: Tecidos de revestimento, sustentação, preenchimento, condução e secreção.

Tecidos Permanentes

Tecidos vegetais específicos, também denominados permanentes, formados a partir dos tecidos meristemáticos, por engrossamento das paredes celulares. São designados tecidos definitivos primários quando têm origem num tecido meristemático primário e secundário quando se formam a partir de tecidos meristemáticos secundários.

Normalmente, as células dos tecidos definitivos não se dividem.

Os tecidos definitivos são classificados, de uma forma geral, consoante a função e a forma das células que os constituem, em tecidos essencialmente elaboradores e tecidos essencialmente mecânicos.

Os parênquimas, os tecidos secretores e os tecidos glandulares são tecidos definitivos essencialmente elaboradores. Os tecidos de revestimento, de suporte e de condução são tecidos definitivos essencialmente mecânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário