terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aminas

As aminas são consideradas bases orgânicas, elas são obtidas através da substituição de um ou mais hidrogênio da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos. Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio.

As aminas podem se apresentar em condições ambientes na forma sólida, líquida ou gasosa, dependendo de sua estrutura. Aminas alifáticas com até doze carbonos são líquidas, e as com mais de doze carbonos são sólidas, e todas elas são incolores. As líquidas são tóxicas e apresentam cheiro desagradável, e as sólidas são inodoras.

Aminas podem ser produzidas na decomposição de peixes (trimetilamina), e na decomposição das proteínas de organismos humanos putrefatos (cadáveres) são formadas a putrescina e cadaverina, essas são diaminas alifáticas saturadas. Alguns compostos extraídos de vegetais, tais como os alcalóides contêm amina em sua fórmula.

Em muitas sínteses orgânicas são utilizadas aminas, como por exemplo, na vulcanização da borracha, na preparação de corantes, na fabricação de sabões, na produção de medicamentos, etc.

Veja como pode ser feito o processo de caracterização de aminas:

As aminas primárias, secundárias e terciárias se comportam de modos distintos frente à reação com ácido nitroso, sendo assim, essas reações podem ser usadas para distingui-las.

No frasco que contém a amina, adicione o ácido nitroso e observe o resultado:

Amina Primária: há a liberação de gás nitrogênio durante a reação.

Amina Secundária: se houver formação de um precipitado de coloração amarela.

Amina Terciária: quando não há reação alguma entre os componentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário