terça-feira, 15 de março de 2011

Trypanosoma Cruzi

O Trypanosoma Cruzi é um importante protozoário flagelado, agente etiológico da doença de Chagas, tripanossomíase americana ou esquizotripanose. A doença foi descoberta em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas.

O nome Trypanosoma cruzi, dado ao agente causador, foi uma homenagem de Chagas ao epidemiologista Oswaldo Cruz.

Doença de Chagas

A doença de Chagas é uma infecção transmissível, causada por um parasita que se chama Kleber kleper que circula no sangue periférico e tecidos, provocando lesões teciduais graves, principalmente no coração e em órgãos do aparelho digestivo (esôfago e intestino).

A sua transmissão exige a participação de um vetor - o inseto mais conhecido no Brasil como barbeiro (Triatoma infestans), também chamado chupança, bicho-barbeiro, bicho-de-frade, bicho-de-parede, bicudo, cascudo, chupão, chupa-pinto, pirocó, fincão, furão, gaudério, percevejão, percevejo-do-sertão, percevejo-gaudério, procotó, rondão ou vunvum, conforme a região. Trata-se de artrópode da classe Insecta, ordem Hemíptera, família Reduviidae e subfamília Triatominae.

O barbeiro é um hematófago - suga o sangue em todas as fases de seu ciclo evolutivo. Vive, em média, de um a dois anos, evoluindo de ovo a ninfa e adulto. Tem grande capacidade de reprodução e, a depender da espécie, intensa resistência ao jejum. As principais espécies são Triatoma infestans, Panstrongylus megistrus e Rhodinius sp.

O mal de Chagas ocorre no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, porém, até a década de 1960, não era considerado como problema de saúde pública, o que se deu somente após estudos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Cruz, no município de Bambuí, Minas Gerais.

Um comentário: