quinta-feira, 31 de março de 2011

Climograma

Climograma é uma forma de representação do clima, o que permite de uma maneira simples a comparação entre duas ou mais regiões no tocante as variações climáticas existentes. O climograma é útil para se evidenciar a possibilidade de desenvolvimento, adaptação, instalação e expansão de uma espécie nos locais em estudo.

Para sua construção são colocados no eixo X as médias mensais de uma variável considerada (temperatura, umidade, precipitação, etc.) e no eixo Y as medias mensais da outra variável considerada, unindo-se os 12 pontos referentes a cada mês, formando um polígono próprio de cada lugar. Categoria: Clima

Existem várias formas de identificar os climas que estudamos anteriormente. Uma maneira de identificar o clima é por meio do climograma, um gráfico que observamos as medias anuais de chuvas e temperaturas. Esses gráficos são úteis para comparar o clima de diversas regiões.

Na base do gráfico, temos a representação dos meses do ano. Na linha vertical esquerda está a representação das medias da temperatura; na linha vertical direita ,as Médias de chuvas em milímetros.No caso do climograma tropical ,as maiores temperaturas e chuvas são ocorrentes no verão e os maiores índices pluviométricos(chuvas)ocorrem no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário