quinta-feira, 28 de abril de 2011

Guerra dos Mascates

A Guerra dos Mascates que se registrou de 1710 a 1711 na então Capitania de Pernambuco, é considerada como um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil.

Confrontaram-se os senhores de terras e de engenhos pernambucanos, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis (portugueses da Metrópole) do Recife, chamados pejorativamente de mascates. Quando houve as sedições entre os mascates europeus do Recife e a aristocracia rural de Olinda, os sectários dos mascates se apelidavam Tundacumbe, cipós e Camarões, e os nobres e seus sectários, pés rapados - porque quando haviam de tomar as armas, se punham logo descalços e à ligeira, para com menos embaraços as manejarem, e assim eram conhecidos como destros nelas, e muito valorosos, pelo que na história de Pernambuco, a alcunha de pés rapados é sinônimo de nobreza.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Conclusão

A conclusão é a parte do texto que sintetiza as idéias desenvolvidas e reafirmando-as de acordo com a tese apresentada na introdução e justificada pela argumentação no desenvolvimento. A conclusão pode ser expressa de duas formas:

· Conclusão- Resumo

· Conclusão- Proposta

Conclusão- Resumo: É a maneira tradicional de se finalizar um texto dissertativo. É na conclusão- resumo que são reforçadas as idéias apresentadas, resumindo as abordagens feitas ao longo do texto.

Conclusão- Proposta: É aquela que apresenta algumas possíveis soluções para as situações- problemas levantadas no texto.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Senso Comum

Compreensão do mundo que é fruto de crenças e tradições, das quais nos aproximamos por meio do sentimento, da memória, dos hábitos, dos desejos da imaginação, da razão. Pelo senso comum fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pronomes Relativos

(O uso do que, quem, cujo, cuja, onde, aonde)

São pronomes que retomam um substantivo ou pronome já citado numa oração, substituindo-o na oração seguinte.

Principais Pronomes Relativos:

· Que- Esse pronome pode retomar palavras que nomeiam pessoas ou coisas.

Ex.: A jovem que chegou agora é nossa vizinha.

· Quem- Esse pronome só é usado para retomar a palavra que designam pessoas.

Ex.: A jovem a quem pediu-se silêncio...

· Cujo, Cuja- Esses relativos são usados entre dois substantivos, estabelecendo entre eles a idéia de posse (Cujo para masculino e Cuja para feminino).

Ex.: A estação, cuja construção...

· Onde, Aonde- Essas duas formas sempre indicam lugar e têm empregos diferentes.

Ex.: Conheço a cidade onde você nasceu.

Conheço a cidade aonde você irá amanhã.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

La Niña

La Niña é o nome dado para designar um fenômeno climático que ocorre em decorrência do resfriamento (em média 2°C ou 3°C) anormal das águas superficiais do oceano Pacífico, especialmente na parte centro-oriental. Esse fenômeno gera profundas mudanças na dinâmica da atmosfera, fator que interfere diretamente nas características climáticas do mundo.

No Brasil, a La Niña é percebida principalmente por causar: passagens rápidas de frentes frias sobre a região Sul, diminuição da temperatura na região Sudeste, chegada de frentes frias ao nordeste durante o inverno, aumento nos índices pluviométricos no leste e norte da Amazônia, entre outras interferências climáticas menos representativas.

A La Niña acontece em intervalos que oscilam entre 2 e 7 anos, com uma duração de aproximadamente um ano. A ocorrência do fenômeno em questão foi registrada nos anos 1950/1951, 1954/1955/1956, 1964/1965, 1970/1971, 1973/1974/1975/1976, 1983/1984, 1984/1985, 1988/1989, 1995/1996 e 1998/1999.

No ano de 1998, foi identificada pelos cientistas uma queda de 1,9°C na temperatura das águas superficiais do oceano Pacífico, decretando o final do fenômeno El Niño e ativamento da La Niña.

O último fenômeno La Nina (1999) provocou nos Estados Unidos um inverno extremante rigoroso, com temperaturas há muito não registradas. Tempestades de neve, avalanches foram algumas das conseqüências da La Niña na Europa, além de precipitação de neve em regiões que quase não ocorrem, como em Paris (França).

Recentemente, diversos estudos ligados a esse fenômeno climático constataram que não há uniformidade nas conseqüências provocadas pela La Niña, isto é, não se sabe se o regime das chuvas vai aumentar ou diminuir.

Relatório da Experiência da Aula de Química

Na aula passada de Química nós (alunos do 2º e 3º ano) fizemos uma experiência. Nessa experiência nós precisamos de:

· Uma Garrafa

· Soda Caustica

· Alumínio

· Balão de Aniversario

· Água

Botamos Soda Caustica e Alumínio na garrafa, depois botou água e balançamos a garrafa e depois botamos o balão na “boca” da garrafa. E para terminar demos um nó no balão.

O balão subiu por que a densidade dele é menor do que a do oxigênio.

E o que sobrou na garrafa é o Aluminato de Sódio.

Aluminado de Sódio é a Soda Caustica mais o Alumínio dissolvido na água.

E essa experiência é exotérmica, ou seja, é uma experiência que libera energia.