terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reino Monera

O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).


Os procariontes são classificados em dois grupos, baseados na análise do RNA e em outras características: Archaea (arqueobactérias) e Bactéria, ou Eubactéria. Estes primeiras, com um número pequeno de representantes, geralmente vivem em ambientes extremos, como gêigeres, águas extremamente salinas, tratos digestórios e pântanos.

Dependendo da literatura consultada, os grupos Archaea e Eubacteria podem ser considerados como sendo Reinos; ou Domínios.

As cianobactérias, pertencentes ao grupo das Eubacterias, formam colônias através de células que se apresentam isoladas ou agrupadas; e possuem uma membrana plasmática que envolve o citoplasma gelatinoso.


A sede da síntese de proteínas é formada pelos ribossomos, encontrados no citoplasma.


O material genético é formado por cromossomos dispersos no citoplasma. São encontradas lamelas membranosas contendo pigmentos fotossintetizantes, na porção periférica do citoplasma: xantofila (amarelo), caroteno (avermelhado), clorofila (verde), ficocianina (azul).


As cianobactérias são encontradas em água doce, água salgada, troncos de árvores, rochas, fontes termais e reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou cissiparidade.


As bactérias são encontradas na água, no ar, no solo, nos objetos, na superfície e no interior de outros seres vivos.


As bactérias podem ser heterótrofas ou autótrofas. As heterótrofas podem realizar os vários tipos de fermentação e vários tipos de respiração, como a aeróbia e a anaeróbia.


Dentre as autótrofas existe grande diversidade de mecanismos, como a quimiossíntese e a fotossíntese.


As bactérias reproduzem-se assexuadamente por bipartição. Processo este, que origina em milhares de outras bactérias, dependendo das condições ambientais adequadas. Apresentam formas diversas como: cocos (esféricas), bacilos (alongadas), espirilos (em forma de espiral), e vibriões (forma de vírgula).

Nenhum comentário:

Postar um comentário