terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estoicismo

O estoicismo é a corrente filosófica de maior influência em seu tempo. Foi fundada por Zenão de Lítio (336-263 A.C) localidade de Eléia, o qual estava ligado a questões cosmológicas. Os representantes dessa escola, conhecidos como estóicos, defendiam que toda a realidade existente é uma realidade racional. Todos os seres, os homens e a natureza, fazem parte dessa realidade. O que chamamos de Deus nada mais é do que a fonte dos próprios que reagem à realidade. Integrados a natureza, não existe para o ser humano nenhum outro lugar para ir ou fugir. Além do próprio mundo em que vivemos. Somos desse mundo e, ao morrer, nos dissolvemos neste mundo. Assim em vez do prazer dos epicuristas Zenão propõe o dever da compreensão como o melhor caminho para a felicidade.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Epicurismo

O epicurismo, fundado por Epicuro (324-271 A.C.) propunha que o ser humano deve buscar o prazer, pois, segundo ele, o prazer é o principio e o fim de uma vida feliz. No entanto, distinguia dois grandes grupos de prazeres. No primeiro grupo estavam os prazeres mais duradouros, que encantam o espírito como, por exemplo: A boa conversação, a contemplação das artes, a audição da música, etc.(...). No segundo grupo estavam os prazeres mais mediatos, muitos dos quais movidos pela explosão das paixões e que, ao final, poderiam resultar em dor e sofrimento. Mas para desfrutarmos os grandes prazeres exagerados da paixão: os medos, os apegos, a cobiça, a inveja. Os epicuristas buscavam a ataraxia, termo grego usado para designar o estado da ausência de dor, quietude e imperturbabilidade da alma.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Pessoa

Do latim persona, significa “máscara teatral” , bem como o próprio ator, o personagem e seu papel. Daí o emprego do termo para indicar a personalidade e as características do individuo segundo os escolásticos (Idade Média), a pessoa é um individuo dotado de razão. Do ponto de vista jurídico, pessoas é o cidadão que possui uma existência civil e direitos, em oposição ao escravo que não possui direitos. Para Kant, pessoa significa o ser humano como um fim em si mesmo e autodeterminado pela sua própria razão. Conforme a tradição cristã, a pessoa é o ser humano racional, moral e espiritual, plenamente consciente do bem e do mal, livre e responsável.

sábado, 30 de outubro de 2010

Eletrostática

A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso. Ao longo da história, grandes pesquisadores como Tales de Mileto conseguiram verificar a existência das cargas elétricas. Segundo Maurício Ruv Lemes, foi Mileto quem primeiro conseguiu verificar, em 600 a. C., que o âmbar, após atritado, consegue atrair fragmentos de palha.

Em 1600, o médico inglês William Gilbert (1540-1603) publicou o livro Sobre os Ímãs, sobre os Corpos Magnéticos, e sobre o Grande Ímã, a Terra. Neste livro, Gilbert faz uma analogia comparando a Terra com um enorme ímã, onde os pólos magnéticos do Globo estariam localizados junto aos pólos geográficos. Gilbert também estudou os fenômenos elétricos, chegando a concluir que existiam mais substâncias além do âmbar que possuíam propriedades eletrostáticas, de acordo com CHAIB e ASSIS (2007).

O pesquisador alemão Otto Von Guericke (1602 – 1686) conseguiu inventar a primeira máquina eletrostática, em 1672.

Já por volta de 1729, Stephen Gray descobre que alguns corpos têm propriedades condutoras de eletricidade.

Charles Augustin de Coulomb (1736 – 1806) conseguiu medir a intensidade das forças de atração ou de repulsão entre as cargas elétricas por volta de 1777, usando uma balança de torção e enunciou a Lei de Coulomb tratando desta força.

Já em 1763, o cientista Robert Simmer (…) defendia que existiriam dois tipos de fluídos, sendo que um deles teria carga elétrica positiva e outro teria carga elétrica negativa, o que leva a uma condição de conservação da carga, conforme Lemes.

Num primeiro momento, acreditava-se que os fenômenos elétricos e magnéticos não estariam relacionados. A eletrostática tinha muito a ser descoberto, especialmente no que se refere a sua dependência com o magnetismo. Houve muitos avanços significativos, como o caso da construção da primeira pilha voltaica, criada por Alessandro Volta, em 1800. Finalmente, em 1819, o dinamarquês Hans Christian Oersted (1777 – 1851) descobre em uma aula experimental que a corrente elétrica geraria um campo magnético em torno de si.

Mas talvez uma das mais relevantes descobertas que podem ser inclusas no rol da eletrostática, destaca-se a da relação da carga do elétron com sua massa, realizada por Robert Andrews Millikan (1868 – 1953).